PREFEITURA DE INDAIAL LANÇA PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Prefeitura lançou neste mês de outubro o programa de regularização fundiária urbana “Regularize Indaial”, regulamentado pela Lei Complementar Municipal nº 225/2019 com base na Lei Federal nº 13.465/2017. Trata-se da promoção de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.
Para a realização desse trabalho, o Município estabeleceu um termo de cooperação com a ADEHASC (Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina).
A Prefeitura repassou à Associação as áreas de ocupação irregular mapeadas. Enquadram-se, por exemplo, em núcleos urbanos irregulares os casos em que há lotes vendidos sob contrato até 2016, no qual cada um deles está inserido dentro de uma matrícula-mãe, isto é, de um mesmo proprietário.
Já a ADEHASC irá solicitar aos moradores que residem nesses lotes a documentação necessária para encaminhar o processo de regularização e fazer o levantamento topográfico de cada lote para realização da matrícula, que será emitida pelo Registro de Imóveis da cidade.
A primeira área a ser regularizada está no Encano do Norte. A reunião para lançamento do programa, bem como demonstração das diretrizes gerais de como será o funcionamento, ocorreu no dia 7, na Escola Anna Alves Dias.
Pelo programa, as famílias adquirem o direito de ter o seu lote regularizado, conforme a Lei nº 13.465/2017, a qual dá a condição de regularizar e efetivamente emitir o título de propriedade, a fim de promover, segundo o Código Civil Lei nº 10.406/2002, os direitos reais à propriedade e à legitimação fundiária pelo mecanismo de reconhecimento da aquisição originária do direito real de propriedade sobre unidade imobiliária objeto da regularização.
“Esse programa traz a possibilidade de fazer a regularização do lote, trazendo muitas vantagens para a família e melhorando a qualidade de vida dos moradores que ali residem”, destaca o prefeito, André Moser. Entre os benefícios, com a escritura do imóvel o titular legal poderá vendê-lo ou financiar a reforma de sua casa junto a instituições financeiras, por exemplo.
Os custos do procedimento para regularização serão pagos pelos moradores à Associação. Os moradores contarão com toda a assessoria técnica de uma entidade especializada em regularização fundiária, além do custo ser inferior ao se fosse realizado de forma individual e por se enquadrar nesse programa.
A Prefeitura está montando um cronograma de reuniões nas demais comunidades para divulgação e convite aos moradores.

 

Fonte: https://indaial.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/1486

Quer mais informações sobre os programas?

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.