REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Moradores da Comunidade Pedreira participam de audiência

Quase a totalidade das famílias da Comunidade Pedro Paz, que serão beneficiadas com o programa “Lar Legal”, estiveram representadas na audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (09), no salão nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste. O encontro foi promovido pela ADEHASC (Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina) e pelo Departamento Municipal de Regularização Fundiária.
O diretor do Departamento, Leandro Lucoti, esclarece que a reunião foi dirigida a todos os moradores da Comunidade Pedreira Pedro Paz, e teve o objetivo de promover o ingresso das cerca de 48 famílias que vivem no local, no programa Lar Legal. “Com a regularização fundiária, estas famílias poderão legalizar as suas moradias, obter as escrituras de seus terrenos e viver com maior tranquilidade em seus lares, com segurança jurídica para fazer o que julgarem melhor”, comenta.
O diretor municipal de Regularização Fundiária lembra que dez processos já estão em andamento, para legalizar a situação de famílias de diferentes comunidades (Linha Cruzinhas [3], Vila Basso, Chácara 25 [antiga Olaria Princesa], Bairro Andreatta [4] e Área Conrad). A intenção é incluir a Comunidade Pedreira Pedro Paz entre as beneficiadas pelo programa. Este processo iniciou ainda em dezembro de 2014, quando o presidente da Comissão de Regularização Fundiária era o atual prefeito, Wilson Trevisan.
O prefeito também marcou presença na audiência, acompanhado do vice, Alfredo Spier, e do atual chefe de Gabinete e ex-diretor do Departamento de Regularização Fundiária, Cleumar Liebert. Trevisan pediu a colaboração de todos os moradores, para que cada um faça a sua parte, e não se prenda a disputas por “alguns palmos de terra”. “Ficarei muito feliz se puder entregar a vocês as escrituras de suas moradias. Podem ter a certeza de que nossa equipe fará todo o possível para realizar este sonho de suas famílias”, disse Trevisan.

O PROGRAMA
O programa Lar Legal consiste em um processo de intervenção pública, que tem por objetivo legalizar as áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbanística, civil e registral (loteamentos irregulares e clandestinos), cujos moradores não possuam o reconhecimento formal de sua posse (títulos de propriedade emitidos pelo cartório de registro de imóveis). É destinado, prioritariamente, a famílias de baixa renda. Podem ser abrangidas todas as áreas públicas ou privadas que estiverem ocupadas há mais de cinco anos, cujas ocupações sejam pacíficas.

Quer mais informações sobre os programas?

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.